Entenda a importância de manter o cuidado com a sua saúde.

img seg 08 jul de 2024

Um estilo de vida saudável está relacionado com alguns fatores, dentre eles o check-up e consultas médicas, exames de rotina, além de manter uma alimentação balanceada, bons hábitos de higiene e a prática de atividades físicas. Além desses fatores, uma ferramenta eficaz para manter a saúde, reduzindo o risco de adoecimento ou de manifestações graves, é através da atualização da cardeneta de vacinação em dia1,2

          As vacinas fazem parte da sociedade há décadas e são a medida mais custo-efetiva de saúde preventiva do mundo3. Muitas vacinas são recebidas logo na infância, mas algumas delas têm doses de reforço ou são indicadas com o avanço da idade4.

          Os adultos possuem um calendário específico para a vacinação a fim de proteger de doenças como pneumonia, gripe, coqueluche e o herpes zoster, sendo a última comum em indivíduos com 50 anos ou pessoas mais jovens com o sistema imune debilitado5.

          Com o enfraquecimento do sistema imune, seja pelo processo de imunossenescência (processo de deterioração gradual do sistema imunológico decorrente do envelhecimento natural do organismo)7 ou imunossupressão, pode ocorrer a reativação do vírus varicela zoster (VVZ), causador do herpes zoster, o que explica a relação entre a faixa etária e o surgimento da doença5,6.

 

As lesões do herpes zoster geralmente aparecem em apenas um dos lados do corpo e seguem o trajeto do nervo afetado, não ultrapassando a linha mediana, a lesão não ultrapassa a metade do corpo, e podem surgir em qualquer parte do corpo como tronco, face ou membros5. Porém, anteriormente ao aparecimento destas bolhas, pode haver dor neurálgica (nos nervos), sensação de formigamento, coceira, febre e dor de cabeça5.

Cuide-se por quem você ama. Cuide-se por você.

Material dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.

  1. WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Active ageing: A policy framework, 2002. Disponível em: https://www.paho.org/en/documents/active-aging-policy-framework. Acesso em 03 de junho de 2024.
  1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Benefícios da vacinação. Disponível em: https://sbim.org.br/covid-19/81-beneficios-da-vacinacao. Acesso em 03 de junho de 2024.
  1. FIO CRUZ. Principais Questões Vacinas. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-crianca/principais-questoes-vacinas/ . Acesso em 03 de junho de 2024.
  2. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. SBIM; 2024; 1-1; Calendário de Vacinação SBIM Adulto 2024/2025. Disponível em: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-adulto.pdf. Acesso em 03 de junho de 2024.
  3. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Herpes (cobreiro). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/herpes. Acesso em 03 de junho de 2024.
  1. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Prevention of herpes zoster: recommendations of the Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP). MMWR, 57 (RR-5): 1-30, 2008.
  1. OPAS Organização Pan-Americana da Saúde. Imunização ao longo do curso de vida. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/imunizacao/vacinacao-ao-longo-do-curso-vida-centro-recursos. Acesso em 03 de junho de 2024.

NP-BR-AVU-WCNT-240001 | Julho/2024