Doenças respiratórias no inverno
Saiba como se cuidar com as infecções mais comuns da época!
Durante o inverno, a época mais fria do ano, é comum que além da temperatura cair, a umidade do ar também diminua¹. Dessa forma, algumas infecções respiratórias se tornam mais prevalentes¹.
Porém, a diminuição de temperatura também pode agravar outras, como rinite alérgica, asma, bronquite e até mesmo a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)¹.
Os sintomas mais comuns das doenças respiratórias no inverno são coriza, tosse (com secreção ou não) e congestão nasal¹. Em alguns casos, é comum também o aparecimento de febre¹.
Como é feita a transmissão?
A transmissão dessas doenças é muito comum através do confinamento em ambientes fechados, sem muita ventilação². Isso acontece, pois, essa permanência em lugares confinados, facilita a circulação de microrganismos, como os vírus que causam infecções respiratorias².
Como se proteger dessas infecções durante o inverno?
Além de evitar ambientes fechados para diminuir o contágio e contato com o vírus, algumas medidas também podem ser tomadas para evitar essa transmissão².
Essas medidas são essenciais, uma vez que essas infecções demandam uma atenção especial². A higienização das mãos, com água e sabão, movimentando todas as partes desde o dorso, dedos e punhos, ajuda a prevenir a transmissão de vírus respiratórios e por outras doenças como bactérias e fungos².
Além disso, é muito importante beber bastante líquido, ter uma alimentação equilibrada e utilizar roupas adequadas para a temperatura do inverno, pois evita o choque térmico². As pessoas com imunidade baixa também são mais suscetíveis a essas doenças respiratórias².
Outras medidas importantes, principalmente para quem já sofre de alergias, são manter os cuidados com a casa e o ambiente em que se vive³. Isso é necessário pois, durante o inverno e o tempo seco, é comum que a casa permaneça mais tempo fechada e com pouca ventilação³. O que não é ideal para os alérgicos³.
Portanto, siga alguns cuidados para deixar a casa longe de possíveis alérgenos³, como:
Limpeza da casa³
Essa deve ser feita sempre com um pano úmido, sem o uso de vassouras e espanador de pó, pois dessa forma o ácaro não fica em suspensão³
Lave com antecedência as roupas de frio³
Os casacos e roupas de inverno, por serem mais pesados e fortes, acumulam muitos ácaros devido a falta de utilização no restante do ano³. Então, lavá-los antes de usar é uma maneira de prevenção da alergia.
Evite muitos objetos de decoração³
Objetos decorativos como tapetes, bichinhos de pelúcia e cortinas, brinquedos e coisas que ficam expostas, acumulam muito pó³. Os ácaros podem estar presentes nesses objetos, então, mantenha-os sempre limpos ou, se possível, evite³.
Fazer lavagem nasal com soro fisiológico, utilizar um aparelho umidificador e beber bastante água também ajudam a amenizar os sintomas respiratórios do tempo seco, comuns da estação³.
*O uso do umifidicador é recomendado apenas em dias secos³.
Material dirigido ao público em geral, por favor consulte o seu médico.
1 – BRASIL. Ministério da Saúde. Tempo frio possibilita o aumento de infecções respiratórias. Saiba como se prevenir nessa época. 2022. Disponível em: < https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/maio/tempo-frio-possibilita-o-aumento-de-infeccoes-respiratorias-saiba-como-se-prevenir-nessa-epoca> Acesso em 07 de maio de 2024.
2 – BRASIL. Ministério da Saúde. 27/5 – Inverno aumenta risco de doenças respiratórias Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/27-5-inverno-aumenta-risco-de-doencas-respiratorias/ > Acesso em 07 de maio de 2024.
3 - Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia. A ASBAI dá dicas para esses dias frios e secos do inverno. 2016. Disponível em: <https://asbai.org.br/a-asbai-da-dicas-para-esses-dias-frios-e-secos-do-inverno/ > Acesso em 07 de maio de 2024
NP-BR-DV-WCNT-240002 | Julho/2024