Confira o que é a alopecia androgenética masculina e tratamento
Cuidar da autoestima e da saúde é um dos pilares para o bem-estar
A Alopecia Androgenética Masculina é uma das doenças que acometem os homens, o termo “andro” significa hormônio masculino. Geralmente é na adolescência que inicia os primeiros sinais da condição da alopecia androgenética¹.
Conheça mais sobre informações a respeito da saúde masculina e a importância do auto cuidado.
Como é o ciclo dos fios?
A Alopecia Androgenética faz com que a cada ciclo de vida, os cabelos nasçam cada vez mais finos. Apesar de estar relacionada à uma questão hormonal, na maioria das vezes os níveis hormonais se mostram normais nos exames de sangue. A doença pode se iniciar na adolescência e vai piorando ao longo do tempo, tornando ainda mais aparente¹.
Assim, os sintomas são: cabelos mais ralos e, consequentemente, couro cabeludo mais aberto, principalmente na região da coroa e na região frontal, popularmente conhecida como as entradas¹.
Os sintomas são:
- Afinamento dos fios¹;
- Couro cabeludo mais aberto¹;
- Cabelos mais ralos¹.
Existe tratamentos capazes de retardar o processo da perda de cabelo e recuperar parte dela. Apesar de não haver como evitar totalmente o desenvolvimento da doença, quanto mais cedo identificar a alopecia e iniciar o tratamento, melhores serão os resultados alcançados¹.
Nos primeiros sinais de alopecia, busque ajuda de um dermatologista para obter o diagnóstico e tratamento adequado¹.
Material dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.
1 - Sociedade Brasileira de Dermatologia. Alopecia Androgenética. Disponível em: < https://www.sbd.org.br/doencas/alopecia-androgenetica/ > Acesso em 16 de maio de 2024.
NP-BR-DV-WCNT-240001 | Julho/2024