Muito além do bom ou mau humor: o que é o Transtorno Bipolar?
Conheça sobre as fases da doença: mania e depressão
Acordar de mau humor após uma péssima noite de sono pode ser comum, assim como ficar de bom humor quando algo bom acontece na sua semana. Mas, quando as alterações de humor são profundas, como as alternâncias entre períodos de depressão e mania, é preciso ficar alerta, pois é um sinal de transtorno de bipolaridade¹.
As fases de mania ou depressão são bem definidas em suas características e tem duração de até alguns dias e, em alguns casos, até mesmo meses¹. Estima-se que o transtorno bipolar afete cerca de 140 milhões de pessoas no mundo todo e os sintomas costumam aparecer antes dos 30 anos¹.
Quando os sintomas começam a se manifestar, é comum apresentar quadros depressivos e os primeiros sinais de euforia¹, gerando também alguns sintomas mistos, como impulsividade, irritabilidade, angústia e desespero¹.
Quais são as fases do transtorno bipolar?
O transtorno bipolar, geralmente, alterna entre duas fases, a mania e a depressão¹. Entenda um pouco mais sobre essas duas fases:
Os tipos de Transtorno Bipolar
Existem alguns tipos de transtorno bipolar, dentre eles:
- Transtorno Bipolar Tipo 1
O paciente apresenta sintomas de período de mania que duram, em média, 7 dias, acompanhados de sintomas da fase de depressão, por 2 semanas¹. Em ambas as fases, os sintomas são intensos e provocam grandes mudanças na rotina e conduta da pessoa que sofre com a doença¹.
- Transtorno Bipolar Tipo 2
O paciente apresenta uma alternância entre as fases de depressão e mania¹.
- Transtorno ciclotímico
É considerado um quadro mais leve, marcado por oscilações de humor durante o dia, podendos ser interpretado como temperamento da pessoa¹.
- Transtorno bipolar não especificado
Costuma surgir como consequência de outras doenças ou até mesmo devido ao uso de substâncias¹.
A importância do tratamento correto
O transtorno bipolar pode ser controlado com o tratamento, psicoterapia e mudança no estilo de vida². Além disso, também é preciso desenvolver hábitos de vida mais saudáveis, como uma alimentação equilibrada e bom sono².
Separamos três hábitos que fazem a diferença na adesão ao tratamento:
- Redução das chances de recorrência de crises²;
- Controle na evolução do transtorno²;
- Incentivação para uma vida mais saudável².
O transtorno bipolar é uma doença que muitas vezes pode causar um impacto na vida de quem sofre com a doença e de seus familiares, podendo comprometer seus aspectos sociais, ocupacionais, profissionais e em outras áreas².
Material dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.
1 – Ministério da Saúde. Transtorno bipolar afeta cerca de 140 milhões de pessoas no mundo. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/transtorno-bipolar-afeta-cerca-de-140-milhoes-de-pessoas-no-mundo> Acesso em 08 de maio de 2024.
2- Biblioteca do Ministério da Saúde. 30/03 – Dia Mundial do Transtorno Bipolar. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/30-3-dia-mundial-do-transtorno-bipolar/ > Acesso em 08 de maio de 2024.
3 – Associação Brasileira de Psiquiatria. Transtorno Bipolar em Crianças. Disponível em: <https://www.abp.org.br/post/abp-tv-transtorno-bipolar-criancas > Acesso em 08 de maio de 2024.
NP-BR-NA-WCNT-240034 | Julho/2024