Exercícios respiratórios na DPOC: otimizando a capacidade pulmonar em climas frios e secos

img qui 31 jul de 2025

Avalie este conteúdo

Nota: 0 de 5


Quando as temperaturas diminuem, seja durante o inverno ou por causa do clima frio e seco, pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) podem enfrentar desafios adicionais para manter a saúde pulmonar.8

O clima frio e seco pode agravar os sintomas das condições respiratórias, 1 inclusive da DPOC.8 Porém, existem diversas estratégias para melhorar a saúde respiratória de quem convive com a DPOC. Uma delas é a prática de exercícios que melhoram a capacidade pulmonar e a resistência dos músculos do pulmão.6Confira mais informações a seguir:

O que é DPOC?

Quem sofre de DPOC é acometido pela obstrução das vias aéreas e danos nos pulmões, geralmente causados pelo tabagismo ou pela exposição prolongada a substâncias irritantes, como os gases da poluição. Entre os principais sintomas, estão2:

  • Falta de ar;
  • Tosse crônica;
  • Produção de muco.

Conforme a doença progride, a falta de ar pode tornar-se cada vez mais intensa e ocorrer com os mínimos esforços, como ao tomar banho, vestir-se e, em casos mais graves, até mesmo em repouso3.

Quando as temperaturas diminuem, esses sintomas podem se intensificar devido ao ar frio e seco, e por conta de outras condições ambientais e climáticas, assim como ocorre em casos de várias outras doenças do trato respiratório1.

A importância dos exercícios respiratórios

Embora não exista cura para a DPOC, há tratamentos, além dos medicamentos e intervenções cirúrgicas, que podem ajudar na manutenção da doença4.

Além da cessação do tabagismo, uma das opções para a manutenção da qualidade de vida é a prática de exercícios respiratórios4, pois eles fortalecem os músculos e aumentam a capacidade pulmonar5. Entre os benefícios, estão:

infografico desk 1

infografico desk 2

Como incorporar essas técnicas no dia a dia e outros cuidados

Para obter os melhores resultados, é recomendável incorporar os exercícios respiratórios à rotina diária. Eles podem ser praticados regularmente durante a semana6,7, especialmente antes de atividades que exigem mais esforço físico, pois podem melhorar o desempenho do paciente durante a execução destas6.

infografico desk 3

Acompanhamento médico e jornada de tratamento

É crucial que os pacientes com DPOC discutam a implementação de exercícios respiratórios com seus médicos ou fisioterapeutas2. Cada caso é único, e um plano de exercícios personalizado pode maximizar os benefícios enquanto minimiza o risco de complicações6.

Os exercícios respiratórios são uma ferramenta acessível e prática no manejo da DPOC, especialmente durante períodos de baixas temperaturas. Ao praticar regularmente essas técnicas, os pacientes podem melhorar significativamente sua capacidade pulmonar, reduzir sintomas da DPOC e melhorar sua qualidade de vida geral.6

Com o apoio adequado e a adoção de hábitos saudáveis, como exercícios físicos regulares, é possível enfrentar os desafios impostos pela DPOC e viver de maneira mais confortável e ativa.6

Ao implementar essas estratégias, os pacientes não apenas gerenciam melhor sua condição respiratória, mas também podem promover uma vida mais saudável e gratificante, mesmo nos meses mais frios do ano.

Para mais conteúdos de qualidade sobre DPOC e outras condições respiratórias, acesse Programa Casa da GSK e fique por dentro!

CTA = Outros conteúdos sobre DPOC

Material dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.

1 – Fiocruz. Infecções respiratórias, como gripes e resfriados, aumentam no inverno. Disponível em:< https://portal.fiocruz.br/noticia/infeccoes-respiratorias-como-gripes-e-resfriados-aumentam-no-inverno>. Acesso em 20 jun. 2024.

2 - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Mês de atenção à DPOC: uma das doenças mais prevalentes em adultos. Disponível em:< https://sbpt.org.br/portal/dia-mundial-dpoc-2021/>. Acesso em 19 jun. 2024.

3 – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). DPOC: Estimativa é que 12% da população adulta tenha a doença. Disponível em: <https://asbai.org.br/dpoc-estimativa-e-que-12-da-populacao-adulta-tenha-a-doenca/> Acesso em 19 jun. 2024.

4 - Ministério da Saúde. PCDT Resumido - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Disponível em:<https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/resumidos/20220912_PCDT_Resumido_DPOC_final.pdf>. Acesso em 19 jun. 2024.

5 – Ministério da Saúde/Conitec. Relatório PCDT - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Disponível em:<https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/consultas/relatorios/2021/20210623_relatorio_pcdt_doenca_pulmonar_obstrutiva_cronica.pdf >. Acesso em 20 jun. 2024.

6 - Plataforma Global de Pacientes de Alergia e Vias Aéreas - GAAPP. Exercícios de DPOC. Disponível em: https://pt.gaapp.org/diseases/copd/copd-exercises/. Acesso em 1 jul. 2024.

7 - GOLD Report. Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease - GOLD 2024. Disponível em: https://goldcopd.org/2024-gold-report/. Acesso em 1 jul. 2024.

 8 - Ministério da Saúde. Tempo frio possibilita o aumento de infecções respiratórias. Saiba como se prevenir nessa época. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/maio/tempo-frio-possibilita-o-aumento-de-infeccoes-respiratorias-saiba-como-se-prevenir-nessa-epoca. Acesso em: 22 nov. 2024.

 

NP-BR-NA-WCNT-240044 – DEZEMBRO/2024